Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns

Mini-curso: Linguística e Literatura


Prof. Dr. Marcelo Machado Martins (UFRPE/UAG)

Mini-curso: Linguística e Literatura

Lattes:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4708462T6

Contato
Marcelo Machado Martins
Rua Francisco Gueiros, 359 – Heliópolis
55.390.630 – Garanhuns – Pernambuco
87. 9633.43.02
Email: machadomartins@yahoo.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/marcelo.machadomartins.7?ref=tn_tnmn#!/marcelo.machadomartins.7

Objetivo co Curso


Discutir convergências entre os discursos da Linguística e os da Literatura, destacando as relações entre as disciplinas a partir da análise de discursos poéticos – sobretudo os da obra de Vinícius de Moraes. Apresentar propostas de análises dos textos analisados, criando situações de ensino-aprendizagem como auxílio para professores da Educação Básica.

Público


Professores de Língua Portuguesa das redes Estadual e Municipal de Ensino, Estudantes de Graduação e Pesquisadores da área de Educação, Letras áreas afins.

Referências


BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 1990.


BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura: a formação do leitor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.


BRASIL. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Secretaria da Educação Básica, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/publicações


ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 1993.


FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto-Edusp, 1989.


GUIMARÃES, Eduardo. Textualidade e enunciação. In: Escritos. Campinas, LABEURB/UNICAMP, 1998.


MORAES, Vinicius de. Poesia completa e prosa. Org. Eucanaã Ferraz. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2004.


ORLANDI, Eni Puccinelli. Língua e conhecimento lingüístico: para uma história das idéias no Brasil. São Paulo, Cortez, 2002.


SMITH, F. Compreendendo a leitura. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.