Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

HISTÓRICO


ATENÇÃO

INSCRIÇÕES ENCERRADAS.



O II Encontro Nacional e I Internacional de Linguística e Literatura, da Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns, dá continuidade a um amadurecimento no âmbito da pesquisa que a instituição vem alcançando nos últimos tempos.

O I Encontro de Linguística e Literatura teve uma grande repercussão no meio acadêmico, não somente na cidade de Garanhuns, mas também, em seu entorno, tendo em vista esta estar distante da capital e ter se tornado um polo educacional. Estudiosos de várias universidades do país compareceram, bem como, graduandos e pós-graduandos de todo o país. O Encontro teve um público de mais ou menos 400 participantes. O resultado foi extremamente relevante, tendo em vista as significativas contribuições dadas pelos estudiosos durante o evento. Muitas foram as solicitações para que houvesse continuidade em sua realização nos anos seguintes.

A Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns, ao longo do tempo, tornou-se fundamental para a região, não somente pela formação de professores, bem como pela diversificação de seus cursos. No entanto, Letras é o seu curso mais antigo e durante sua trajetória, vários eventos foram realizados na área, mas, por estar distante dos grandes centros e pelo baixo poder aquisitivo de sua comunidade acadêmica, sempre se restringiu à população local. No entanto, com a entrada de vários professores doutores e a realização desses Encontros, a área vem se fortalecendo e continua buscando apoio juntos às Instituições de fomento à pesquisa e, parceria através de colegas de outras universidades, para que possa continuar ampliando a sua participação no âmbito da pesquisa.

Eventos desse porte são extremamente relevantes para a comunidade acadêmica, uma vez que representa a oportunidade de promover para os alunos a ampliação do conhecimento e novas visões sobre o que eles viram apenas em sala de aula, além de, propiciar, também, o diálogo entre pesquisadores da Universidade de Pernambuco e de outras instituições.

Muitos assuntos na área de Linguística e Literatura serão debatidos durante este Encontro, o que fortalecerá os propósitos do curso de Letras, que além de contribuir com a pesquisa na área, está pleiteando um mestrado junto à Capes.

O II Encontro Nacional e I Internacional de Linguística e Literatura legitimará a pesquisa que vem sendo desenvolvida pela área ao longo do tempo, o que é extremamente importante, não somente para a instituição, bem como para toda a comunidade acadêmica da região do Agreste Meridional.

Grandes pesquisadores foram convidados e aceitaram vir a Garanhuns dar a sua contribuição, fortalecendo a intenção da instituição, que é a realização desse Encontro nos próximos anos.