Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns

Mini-curso: Análise Crítica do Discurso: uma introdução a aspectos teórico-metodológicos


Profª.  Drª. Jaciara Josefa Gomes (UPE/Campus Garanhuns)

Mini-curso
Análise Crítica do Discurso: uma introdução a aspectos teórico-metodológicos
Ementa
 
A Análise Crítica do Discurso (ACD) se dedica ao estudo consciente de investigação da fala e da escrita e se interessa por problemas sociais (desigualdade, violência, racismo e exclusão social) tão comuns no que Giddens (1991) nomeia como “alta modernidade”. Na ACD, a linguagem se mostra importante para a superação desses problemas e para mudanças nas relações sociais de poder. Nesse sentido, é relevante entender o sujeito como um ator constituído cultural, social, histórica e cognitivamente. Essa perspectiva se pauta nos estudos de Van Dijk (1997 e 2004) para quem é adequado o plano teórico que estuda eficazmente problemas sociais relevantes, bem como nos trabalhos de Fairclough (1997 e 2001) no que concerne à relação existente entre linguagem/discurso e sociedade e também em relação às mudanças discursivas e sociais.
Referências
FAIRCLOUGH, N. Discurso, Mudança e Hegemonia. In: Emília Ribeiro Pedro, (org.). Análise Crítica do Discurso: Uma Perspectiva Sociopolítica e Funcional. Lisboa, Caminho, p.p 77-103, 1997.
_____. Discurso e Mudança Social. Brasília, Editora da UnB, 2001.
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo, Contexto, 1991.
VAN DIJK, T. A. Discurso, Poder y Cognición Social. Cali, Editorial Facultad de Humanidades, 1994.
_____. Semântica do Discurso e Ideologia. In: Emília Ribeiro Pedro, (org.). Análise Crítica do Discurso: Uma Perspectiva Sociopolítica e Funcional. Lisboa, Caminho, p.p 105-168, 1997.
_____. Discurso e poder. São Paulo, Contexto, 2008.
 
Duração
 
6 horas